quinta-feira, 29 de maio de 2008

"Clean up the Atlantic" - Concurso de limpeza subaquática

A Cascais Atlântico vai realizar, em conjunto com o Grupo Ecológico de Cascais (GEC), o primeiro concurso de Limpeza Subaquática do Oceano Atlântico na Praia dos Pescadores em Cascais. Esta iniciativa conta com parceiros como a Câmara Municipal de Cascais, a EMAC – Empresa de Ambiente de Cascais, a ValorPneu e a Extreme Drive.

Integrada na iniciativa pioneira do “Clean up the Atlantic”, esta é uma acção de sensibilização, organizada pelo GEC, com o objectivo de alertar a opinião pública para os problemas da poluição marítima, recuperar ecossistemas e remover lixo marinho. Servirá igualmente para criar um movimento alargado de apoio à limpeza do mar e da orla costeira, assim como para incentivar a prática do mergulho em Cascais.

A prova decorrerá no dia 31 de Maio, na qual será atribuído um prémio em material subaquático no valor de 500 euros à equipa que maior peso de resíduos recolher.

Em terra, serão distribuídos sacos biodegradáveis/compostáveis da campanha “Recolha de lixos do mar” pela população, para recolha de resíduos em diferentes zonas de Cascais e serão realizadas acções de limpeza de plantas infestantes nas praias do Concelho.

A iniciativa será apresentada no dia 30 de Maio, na Praia da Cresmina, com a presença de autoridades do poder local e entidades convidadas, durante a qual será realizada uma acção de limpeza, com recuperação de ecossistemas e formação sobre ambiente. Para o dia 1 de Junho, está reservada uma limpeza de resíduos e recuperação de ecossistemas na Boca do Inferno.

Esta acção enquadra-se no vector de Valorização e Qualificação Ambiental da Cascais Atlântico, vertente de recolha de lixos marinhos, que serve de referência estratégica aos projectos e acções de limpeza marítima no concelho de Cascais.

Para mais informações, consulte:
http://www.cascaisatlantico.org/Default.aspx?ID=170&M=News&PID=459&NewsID=150

Sem comentários: