segunda-feira, 17 de março de 2008

Comentário de uma pessoa budista

Enviram-me o anúncio da concentração/vigilia da próxima 4ª-feira com a petição, que já assinei. Reenviei-o para imensa gente. E entretanto contactei alguns dirigentes do PS e do BE para fazerem alguma pressão.
Mas é pena que se tenha de esperar por acontecimentos mais trágicos para as pessoas se mobilizarem. Mais eficazes do que manifestações anuais e esporádicas em alturas de crise, são acções continuadas para auxiliar concretamente os tibetanos quer no exílio quer no Tibete (nomeadamente através de organizações sob a égide do Dalai Lama e do 17º Karmapa), no sentido de se apoiar de forma eficaz e palpável a sobrevivência não só destas pessoas como da sua cultura (o que praticamente significa do budismo tibetano).
A pressão em prol dos direitos humanos dos tibetanos também devia ser permanente e não isolada, de tempo a tempos. Intervir a nível individual é obviamente um bom contributo (como no caso do projecto Sidharta), mas penso que se podia fazer mais. A via do Bodhisattva não é "cuidar" da nossa acumulação de méritos e praticar para a nossa felicidade e iluminação e as dos que nos são próximos, implica bem mais e até algo diferente disto.
Que todos os seres (incluindo o povo tibetano e o povo chinês) possam cessar de sofrer. Mas entretanto, que aqueles (como os budistas tibetanos e outros) que mais podem contribuir para o cessar do sofrimento dos outros tenham desde já todas as condições para o fazer.


Sem comentários: